Fala-se tanto de empatia…

Mas quantas vezes somos realmente empáticos diante das situações que Deus coloca para nos testar?

Quantas vezes você já abriu mão de algum conforto ou privilégio para ajudar alguém que, com certeza, precisava mais daquilo que você? Quantas vezes na vida podemos dizer que fizemos algo genuinamente, sem esperar nada em troca? Quantas vezes você já ouviu o desabafo de alguém somente para escutar, entender e dar apoio e não com a intenção insistente de retrucar ou julgar?

Empatia é se colocar no lugar do outro, sempre. Quando se trata de empatia, não pode haver dois pesos duas medidas. É um exercício diário. É o que deve nos mover e faz parte do que nos faz querer e sermos pessoas melhores.

Você não precisa saber, mas precisa tentar compreender o sentimento do outro para vestir-se dele. Aí fica fácil chorar com o choro do outro e, principalmente, se alegrar com outro riso.

É preciso se deixar contagiar pela alegria para assim também contagiar as pessoas ao redor. Mas também, sem se deixar contagiar, é preciso se permitir ser tocado pela dor do outro. Isso é ser humano.

É se deixar sensibilizar por uma história que não é sua, mas poderia ser. É se colocar no lugar de alguém que poderia muito bem ser você. E ainda é conseguir deixar o julgamento de lado quando aquela experiência ou atitude nunca passou perto da sua realidade.

Sobrou comida do almoço ou da janta? Experimente não jogar fora e dê para alguém na rua. Chegou uma fofoca ou energia ruim até você? Corte-a. Contorne falando de alguma coisa boa; assim, só a energia boa permanecerá, tanto em você quanto na outra pessoa. Escutou uma história triste carregada de choro? Conforte com palavras de carinho ou simplesmente abrace. Ficou sabendo de uma grande conquista? Vibre junto, pois o universo conspira a favor de quem conspira para o bem do próximo.

Isso é o que está cada vez mais em falta e, ao mesmo tempo, é do que o mundo mais está precisando. Sejamos empáticos e, acima de tudo, positivos.

Texto: Isabela Moreira @belaletreira

#textos #textosreflexivos #frasesereflexões #frasesetextos #escritora #textoautoral #empatia

Publicado por Isabela Moreira

Vem comigo? Pensar e atrair somente coisas boas? Que seja através da escrita... "que haja mais amor, a começar em mim".

Deixe um comentário