O que é AMOR?

Sempre vi qualquer tipo de amor com olhos de RESPEITO, embora a falta de maturidade tenha me feito tropeçar em outras interpretações.

Me emocionei por aí em algum momento e percebi a importância de pequenos grandes detalhes que afloram nossa perspicácia apenas na hora da angústia, hora essa em que o conforto só pode ser encontrado no amor.

Quando digo “amor”, me refiro àquele que tem razão e prova de ser. Onde se pode olhar no fundo dos olhos e dialogar, sempre. Onde o desejo é condicionado pela admiração. Onde se tem valor e não preço. Onde não há jogos e sim brincadeiras. Onde a gente busca paz quando o mundo está em guerra. Onde tudo que é bom a gente dá, mas também recebe.

Acredito que amar é justamente isso: um verbo de conjugação diária. Sendo assim, não dá para acreditar em amor à primeira vista; no máximo em amor “à primeira personalidade”, uma vez que é ela que desperta (ou deveria despertar) em nós o desejo de construir um amor de verdade.

Amor É construção. É decisão sem máscaras e não a fantasia que vendem em filmes. Duvide de um “eu te amo” dito às pressas, por impulso, formalidade ou costume. O nome diz tudo. A gente sente, simplesmente sente.

Quando se está em dúvida se é amor ou não, é provável que a dúvida seja a resposta. Ou falta consciência de que outras pessoas serão sempre uma soma, nunca outra metade; de que você é você por inteiro. Quem procura a outra metade, nunca vai ter o jantar servido. Já quem é panela cheia, vai poder sempre servir o outro.

De uma coisa você pode ter certeza: amor sólido é palpável. Dá orgulho dar todo o seu amor para quem MERECE. Ele tem o poder de te ensinar a cada dia um pouco mais sobre o ato de amar INCONDICIONALMENTE. Para quem aprendeu a amar, isso não significa “aceitar tudo” e sim saber reconhecer que o outro também é um ser humano, assim como você, que erra tentando acertar. Pois quando você escolhe alguém para amar, é esperado que esse alguém, em algum momento, passe a ser o membro “prioritário” da sua família, certo? E, independentemente de onde você esteja ou quantos lugares você conheça, família sempre irá representar a casa mais segura e aconchegante do mundo.

O amor é a saudade que fica, é o que nos salva do lado não tão bom da vida.

Você leu até aqui e ainda não consegue distinguir muito bem AMOR de algo PASSAGEIRO? Vamos lá:

Você não consegue manter seus olhos e seu corpo longe dessa pessoa? Isso não é amor, é desejo. Você tem ansiedade para desfilar com esse amor para todos verem? Isso não é amor, é orgulho. Você gosta dessa pessoa porque você sabe que ela está sempre lá? Isso não é amor, é carência. Você continua com essa pessoa por causa de suas confissões de amor? Isso não é amor, é piedade. Você perdoa os erros dela porque tem consideração? Isso não é amor, é amizade. Você diz para essa pessoa, todos os dias, que ela é a única pessoa em quem você pensa? Sinto em lhe dizer, mas isso não é amor, é enganação.

Em contrapartida, seu coração quebra e dói quando essa pessoa está triste? Então é amor. Você continua com ela porque uma incompreensível conexão puxa você para perto e te segura lá? Então é amor. Você aceita os erros dela porque são parte de quem ela é? Então é amor. Você sente prazer em dizer uma verdade dolorida a correr o risco de magoar essa pessoa com mentiras? Então é amor. Você, em algum momento, sente atração por outras pessoas, mas continua com essa pessoa fielmente e sem se arrepender nem por um minuto? Então é amor. Sua criança interior renasce em sua forma mais genuína quando estão juntos? Então é amor. Você tem essa pessoa como seu lar mesmo fora de casa? Então é amor. Você sente que entre vocês não houve um encontro de corpos e sim de almas? Então é amor. Você daria a essa pessoa seu coração, sua oração, sua vida e até a sua morte? ISSO É O QUE EU ENTENDO COMO AMOR. O resto é status civil.

Deus concede a nós, todos os dias, o livre arbítrio de amar. Para escolher tanto a pessoa, quanto a nossa maneira mais edificante. Portanto, amem! Tendo atenção a quem e como, mas amem!

Texto: @belaletreira

#amor #oqueéamor #oamorsalva #amem #textos #textosautorais #belaletreira #escritora

Publicado por Isabela Moreira

Vem comigo? Pensar e atrair somente coisas boas? Que seja através da escrita... "que haja mais amor, a começar em mim".

Deixe um comentário