Viver é ver que tudo tem um ponto de vista

Você já teve a sensação de que estava vivendo, mas era como se (só) a sua vida não estivesse andando? Ao mesmo tempo, tinha alguém que achava que sua vida estava andando rápido ou bem até demais? Pois é… Ângulos não fazem a diferença somente em fotos.

Viver é aprender a recomeçar quantas vezes for preciso. É tropeçar, cair e levantar. É equilibrar. Os dilemas, as conquistas, os conflitos, as dúvidas, os desafios, as superações. É peneirar. A crítica e o elogio. A diferença e a afinidade. A tristeza e a felicidade. A euforia e a tranquilidade. O pessimismo e a positividade.

É acolher a vida como se acolhe uma amiga querida, aceitando-a como ela é: feita de altos e baixos, de erros e acertos. Viver é saber conviver com esse desnivelamento e, acima de tudo, com as mudanças. Isso porque a vida não gira em torno de mim, nem de você, nem mesmo da sua melhor amiga; ela simplesmente existe e está em constante evolução.

Circunstâncias e oportunidades nos são dadas ou tiradas desde o nascimento. Ainda assim, crescemos e – não só nos tornamos capazes – como temos o direito de escolher o mínimo (que pode se tornar o máximo): onde estar, com quem estar, de que forma lidar, quais caminhos percorrer, quais atitudes cultivar, quais barreiras vencer, quais sentimentos espalhar…

Nós decidimos o que merecemos e o que desprezamos. O que é bênção e o que é castigo. O que é sucesso e o que é fracasso. O que é ganhar e o que é perder. O que é bem e o que é mal. O que é amor e o que é ódio. O que é bonito e o que é feio.

Para algumas pessoas, a maioria das vistas é bonita; não pelo que se vê, e sim pelo que se é (ou está se tornando). Para outras, pelo mesmo motivo, não é possível ver beleza em quase nada (apenas na vida do outro) ou em nada (nem na própria vida, nem na do outro).

Isso nos mostra que todos os antônimos podem ser atribuídos aos mesmos cenários da vida, pois viver é ver que tudo depende do ponto de vista. Por isso, cuidado! A sua perspectiva pode não definir a vida de ninguém, mas, com certeza, define a sua.

Aí eu te pergunto: Para o que você tem olhado? Ou melhor, de que maneira?

Texto: @belaletreira

#belaletreira #escritora #textos #textosautorais #avidaébela #tudodepende #pontodevista

Publicado por Isabela Moreira

Vem comigo? Pensar e atrair somente coisas boas? Que seja através da escrita... "que haja mais amor, a começar em mim".

Um comentário em “Viver é ver que tudo tem um ponto de vista

Deixe um comentário